A gente tarda, mas não falha. Por isso estou aqui novamente para a leitura do mês do Desafio Literário 2012. O tema de março era serial killers e eu pensei em ler três livros esse mês, mas então veio a faculdade e levou meu tempo embora. Por isso decidi me aventurar apenas no livro que deu origem a um dos melhores filmes de todos os tempos sobre o tema: O Silêncio dos Inocentes.

O que não é a toa, com Anthony Hopkins e Jodie Foster no elenco só podia sair algo memorável. Aliás, não consigo imaginar mais o Hannibal com outra cara, mesmo enquanto estava lendo o livro era o Anthony, no melhor estilo psicopata intelectual, que vinha à cabeça. Ele consegue trazer todo o carisma e modismos do assassino do livro para as telas sem dificuldade, como se fosse brincadeira de criança (o que parece ser o que Hannibal faz durante a história inteira: brincar). E a jovem Jodie Foster não fica atrás, ela não se deixa apagar por Hopkins e cria uma das minhas personagens femininas favoritas.

Mas estou me alongando um pouco no filme, vamos voltar para o livro. A história é sobre Clarice Starling, estudante na Academia do FBI, já formada em psicologia e pronta para mostrar o quanto vale numa profissão incrivelmente machista na década de 80. Seu superior, Jack Crawford, acaba colocando-a em contato com um dos maiores assassinos seriais dos EUA, Dr. Hannibal Lecter, para convencê-lo a auxiliar a polícia na captura de um novo psicopata conhecido como Bufallo Bill. Inesperadamente, Clarice e Dr. Lecter criam uma empatia especial um pelo outro, que começa a sair do controle quando Bill sequestra a filha de uma importante Senadora.

Thomas Harris, o autor, consegue fazer um trabalho fantástico de narração da história, com cenas muito visuais e instigantes. Para quem nunca viu o filme, as surpresas são inúmeras, e mesmo quem já conhece a história e seus desenlances consegue se satisfazer ao perceber como Harris foi ligando as cenas, já que o filme é muito fiel ao original. Outra coisa interessante na história é como a personagem Clarice é forte, mesmo com toda a opressão que sofre por ser mulher. É legal ver isso posto no livro de forma que não diminua a personagem, mas que a faça parecer ainda mais imponente, como na cena da autópsia, em que policiais homens a excluem da situação.

Agora a melhor parte do livro, com certeza, são os diálogos. Se no cinema já são impressionantes, no livro são inesquecíveis. Podemos acompanhar o crescimento da intimidade entre Hannibal e Clarice aos poucos, através de cada plavra trocada entre eles e cada gesto, no jogo de xadrez delicado que vão tecendo em torno do outro. São dois personagens marcantes que merecem ser vistos tanto nas telas quanto nas páginas.

Sobre yolanda

Jornalista, estudante de Ciências Sociais, viciada em tecnologia e novas mídias.

»

  1. Eu não lembro nada do filme, apesar de tê-lo assistido. Quero ler o livro antes de rever o filme. Sim, pois com as resenhas positivas que li por intermédio do DL, fiquei mais que interessada pelo livro.

    • yolanda disse:

      Eu fiz isso, ler o livro antes de rever o filme, acho que é mais legal mesmo, porque a gente sempre acaba esquedendo alguns detalhes 🙂
      Leia o livro sim, é realmente muito bom, eu super indico ^^

  2. michellerodrigues disse:

    Silêncio dos Inocentes é realmente um filme incrível, sem dúvidas o melhor de toda a série Hannibal. Acho de verdade que o Anthony Hopkins nasceu pra interpretar Hannibal Lecter, ele é simplesmente sensacional! Juro que fiquei com muita vontade de ler o livro… Quem sabe eu pegue emprestado com uma certa Yolanda…

    • yolanda disse:

      Eu ainda estou pra assistir os outros, mas já confesso que O Silencio dos Inocentes é meu favorito! haha
      Ah, o livro vale a pena! Se precisar, está auqi a disposição 😉

Deixe um comentário

