Para estrear o blog, um post sobre uma das coisas que eu mais gosto no mundo: livros. Mais especificamente, o post é sobre o Desafio Literário 2012 e a minha listinha de livros para o próximo ano.

O Desafio Literário já existe há alguns anos (desde 2010 acho) e eu sempre tive vontade de participar, mas acabava não me inscrevendo, mesmo porque eu tenho blog há pouco tempo.

Desafio Literário, o que é?
Uma gincana literária cuja tarefa principal é ler um MÍNIMO de 12 livros em 01 ano. A cada mês, um tema de leitura diferente e estimulante dentre o vasto universo de vertentes, estilos e gêneros da literatura.

Eu sei que esse ano tiveram algumas mudanças na agenda de temas, agora você não precisa fazer a lista de livros antes e enviar para os organizadores, mas vou fazer minha mini-listinha aqui mesmo assim para ter alguma ideia do que vou ler em cada mês.

Janeiro – Literatura Gastronômica. (Não pode ser livro só com receita)

Difícil esse. O único que me passou pela cabeça foi Como Água Para Chocolate, da Laura Esquivel. Por enquanto vai ser esse mesmo.

Fevereiro – Nome próprio

Ah, esse eu sei! Vou ler Quincas Borbas, do Machado. Faz um tempo que eu estou procurando uma desculpa para lê-lo.

Março – Serial Killer

Esse tema é muito bom! Só fica ruim porque as opções são inúmeras. Juro que o primeiro que veio na cabeça foi As Esganadas, do Jô Soares. Procurando na internet já achei outro da Agatha Christie que fiquei com vontade de ler: Os Crimes ABC. Ah, e tem O Silêncio dos Inocentes também, do Thomas Harris.

Abril – Escritor Oriental

Esse é difícil porque eu não conheço quase nada de literatura oriental. Se eu não me engano minha mãe tem o Cisnes Selvagens: Três Filhas da China, do Jung Chang. Acho que vou pegar esse mesmo.

Maio – Fatos Históricos

Poxa, esse é difícil. Aceito indicações.

Junho – Viagem no Tempo

Só conseguir pensar em A Mulher do Viajante do Tempo, da Audrey Nineffenegger, mas confesso que não é um livro que me chama muita atenção.

Julho – Prêmio Jabuti

Acho que vou de Leite Derramado, do Chico Buarque. Até porque adoro os livros desse homem.

Agosto – Terror

Adorei esse tema! Vou cair de cabeça em O Iluminado, do Stephen King. Até porque assisti o filme não faz muito tempo e quero comparar com o original.

Setembro – Mitologia Universal

Fiquei com vontade de ler Beowulf. Acho que entra como ” mitos e lendas de culturas distintas”, né?

Outubro – Graphic Novel

Estou divida entre V de Vendetta, do Alan Moore, ou 300 de Esparta, do Frank Miller.

Novembro – Escritor Africano

Esse aqui eu vou ter que pesquisar. Aceito indicações.

Dezembro – Poesia

Uma pena que não vale releitura, senão seria Os Lusíadas, do Camões, que para mim e um dos melhores livros do mundo. Provavelmente vou escolher algo da Cecília Meireles ou do Manuel Bandeira.

Enquanto isso, vou lendo outros livros, que eu vou marcando aqui no Shelfari: http://www.shelfari.com/o1517852565/shelf.

Sobre yolanda

Jornalista, estudante de Ciências Sociais, viciada em tecnologia e novas mídias.

»

  1. Gabriela disse:

    GURRRRL, sobre escritor oriental, pega algo do Haruki Murakami 🙂
    E fatos históricos… O mais recente que li foi “O último trem de Hiroshima” (Lembra que eu queria? Então. Não curti muito).

    Ah, não tem escritor luso, mas posso te deixar uma recomendação? Te passo até o PDF, se você quiser (já que é difícil achar o livro pra comprar no Brasil).
    “Os Teclados”, de Teolinda Gersão. Não lembro se era você que gostava de Clarice, mas a Teolinda segue bem o estilo. Os Teclados é uma leitura fantástica!

    • yolanda disse:

      Eu não gosto de Clarice, eu adoro ela! Nunca ouvi falar desse outro escritor, mas vou guardar o nome. Vou anotar o do Haruki Murakami também. \o/

      • Gabriela disse:

        Derp pra mim, você até foi na aula de Clarice comigo, olha minha memória XD

        Haruki Murakami é o escritor dos hipsters. Hipster que é hipster fala que curte sem nem ter lido! Mas o cara é bom. As traduções em inglês são melhores, e dá pra achar os pockets por 15 dinheiros nas livrarias 😀

  2. […] e começar a escrever as resenhas para o Desafio Literário de 2012 que prometi no primeiro post deste humilde blog (mas tenham paciência que tenho boas histórias para contar sobre vendedores de […]

Deixe um comentário

